Taxa Real e Nominal

Por: João Rossi


Quando investimos olhamos nossos rendimentos quando são positivos e damos um sorriso, pois acreditamos que estamos muito bem, mas se eu lhe afirmar que isso pode ser um pouco menor ou dependendo da situação econômica do país muito maior, o que acha? Na verdade quando olhamos a seguinte frase: Minha aplicação rendeu 13% a.a. você na verdade está olhando o valor nominal, que é aquele sem o desconto da inflação, quando se coloca a inflação podemos ter um rendimento menor ou no caso de deflação maior.

Para calcularmos a taxa real do investimento precisamos da seguinte fórmula básica:

TR = [ (1 + Taxa Nominal rendimentos / 1 + Inflação) -1 ] X 100

Simplificando tudo passo a passo: 1° você soma 1 a porcentagem do rendimento, no de 13% isso seria 1 + 0,13, o que daria 1,13 e depois divide por 1 + inflação, vamos imaginar que essa seja de 3%, logo 1+ 0,03 é igual a 1,03, logo 1,13/1,03 é igual a 1,09, isso mesmo não é dez como 13-3, muita gente acha que o jogo funciona dessa maneira.

2° Basta subtrair 1 do resultado, no caso 1,09, isso daria 0,09

3° Multiplique por 100 para achar o resultado em porcentagem, logo 0,09 X 100 = 9%, inferior aos 13%.

João o rendimento real pode ser os 13%? Sim, se não houver inflação
João Eu posso ganhar mais? Sim se houver deflação. A deflação seria a queda dos preços, um exemplo recente foi o Reino Unido.

João eu perdi com a aplicação, quer dizer então que se o período registrou inflação eu perdi mais ainda? Sim o principal foco desse rendimento é olhar o poder de compra e você já perdeu no investimento e perderá também com o aumento do preço, no entanto se a sua pergunta fosse com deflação você poderia ganhar, perder menos ou ficar no zero a zero.


Comentários

Postagens mais visitadas